NOTÍCIAS

Senac PR participa da Ficafé 2021 

Entre os dias 27 e 29 de outubro o Senac PR participou da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil.    Na quarta-feira (27) o instrutor do Senac PR, José Luiz Dominico, apresentou a oficina “Coquetéis à base de café”. […]

01/11/2021

Entre os dias 27 e 29 de outubro o Senac PR participou da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil.   

Na quarta-feira (27) o instrutor do Senac PR, José Luiz Dominico, apresentou a oficina “Coquetéis à base de café”. O barista Leonardo Pires ministrou a oficina “Melhorando a dinâmica de uma cafeteria”, na quinta-feira (28). As duas oficinas ocorreram de forma online. 

A programação ainda contou com rodadas de negócios, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, além do networking entre os membros dessa importante cadeia produtiva.  

Torra 

No último dia da Ficafé (29/10), Dominico e Pires comandaram de forma remota, a aula show ao vivo “Da torra à mesa: Padrões de torra”. “A torra tem um papel fundamental, pode-se acabar com uma produção inteira se a torra for malfeita. O ideal é fazer uma torra média para s obter uma bebida de qualidade mais elevada. A ideia dessa aula é mostrar que diferentes grãos e tipos de torra podem trazer diferentes sabores, o tipo da moagem também faz toda a diferença. O segredo é a experimentação, precisa testar e provar”, explicou o instrutor e barista José Luiz Dominico. 

A Ficafé movimenta a economia da maior região produtora de cafés do estado – o Norte Pioneiro - sendo vitrine dos cafés especiais para o Brasil e exterior.  “Conseguimos extrair notas exóticas com os grãos do Norte Pioneiro. Para termos uma bebida de qualidade é preciso entender o grão e seu perfil. Não existe uma receita para a torra perfeita, tudo pode alterar o sabor, até mesmo a altitude que o café foi plantado pode influenciar no padrão de torra, por isso é importante traçar um perfil sensorial do café e conhecer como o grão funciona”, destacou Leo Pires.  

 Texto: Fernanda Ziegmann

Publicado por Estagiários Jornalismo

01/11/2021 às 12:33

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.